''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tentação por Meio do Apetite (do livro Conselhos Sobre Saúde, de EGW)

Sempre ouvi pregadores falarem que Adão e Eva tiveram convicção do seu pecado logo após comerem o fruto. Hoje, lendo os escritos inspirados, encontrei o texto que compartilho aqui no blog e que desconstroe essa falsa idéia. Eles caíram em si quando ouviram a voz de Deus. E nós, temos ouvido a voz de Deus?









Uma das mais fortes tentações que o homem tem de enfrentar é em relação ao apetite. No princípio Deus fez o homem reto. Ele foi criado com perfeito equilíbrio mental, sendo plena e harmoniosamente desenvolvidos o tamanho e a força de todos os seus órgãos. Mas pela sedução do astucioso inimigo, a proibição de Deus foi desrespeitada e as leis da Natureza exercitaram sua plena penalidade.

A Adão e Eva foi permitido comer de todas as árvores em seu lar edênico, exceto de uma... Eva foi enganada pela serpente, e levada a crer que Deus não faria como dissera... A serpente havia dito que ela não morreria, e ela não sentiu nenhum efeito negativo ao comer do fruto, nada que pudesse ser interpretado como a indicar morte, mas, pelo contrário, uma sensação agradável, a qual imaginava ela fosse semelhante à que os anjos experimentavam. Sua experiência se insurgia contra a positiva ordem de Jeová; contudo, Adão consentiu em ser seduzido por ela.

Em face dos mais positivos preceitos divinos, homens e mulheres seguem suas próprias inclinações, e depois ousam orar sobre o assunto, para induzirem Deus a admitir que eles andem contra a Sua vontade expressa. Satanás vem para o lado de tais pessoas, assim como o fez com Eva no Éden, e as impressiona.

O Apetite e os Antediluvianos: Desde que se rendeu pela primeira vez ao apetite, tem a humanidade aumentado cada vez mais a tolerância para consigo mesma, de maneira que a saúde tem sido sacrificada no altar do apetite. Os habitantes do mundo antediluviano eram intemperantes no comer e beber. Alimentavam-se de carne, embora Deus ainda não houvesse dado ao homem qualquer permissão para ingerir alimento animal. Eles comiam e bebiam até que seu depravado apetite não conhecesse limites, e tornaram-se tão corrompidos que Deus não mais os pôde suportar. O copo de sua iniqüidade estava cheio, e Ele purificou a Terra de sua contaminação moral por meio de um dilúvio.

A Intemperança Após o Dilúvio: Ao se multiplicarem os homens sobre a Terra após o dilúvio, de novo se esqueceram de Deus, e corromperam seus caminhos perante Ele. Aumentou a intemperança em toda forma, até que quase o mundo todo estava entregue a sua influência. A satisfação ao apetite antinatural conduziu os pecados que acarretaram a destruição de Sodoma e Gomorra. Deus atribui a queda de Babilônia a sua glutonaria e embriaguez. A condescendência para com o apetite e as paixões fora o fundamento de todos os seus pecados.

A Experiência de Esaú: Esaú teve um desejo forte, especial, por uma determinada espécie de alimento, e por tanto tempo estava habituado a satisfazer o eu que não sentiu qualquer necessidade de fugir do prato tentador e cobiçado. Quanto mais nele pensava, mais seu desejo era fortalecido, até que sua primogenitura, que era coisa sagrada, perdeu para ele seu valor e santidade. Ele se vangloriava de que podia dispor-se de sua primogenitura e tornar a adquiri-la à vontade; mas, ao procurar reavê-la, ainda que com grande sacrifício, não foi capaz de fazê-lo. Então se arrependeu amargamente de sua imprudência, de sua insensatez, de sua loucura, mas foi tudo em vão. Ele havia desprezado a bênção, e o Senhor a retirou dele para sempre.

Israel Desejou as Panelas do Egito: Quando o Deus de Israel tirou o Seu povo do Egito, privou-os de alimento cárneo em grande medida, mas deu-lhes pão do Céu e água da dura rocha. Com isto não ficaram eles satisfeitos. Abominaram o alimento que lhes fora dado e desejaram voltar para o Egito, onde podiam sentar-se junto às panelas de carne. Preferiam suportar a escravidão, e até mesmo a morte, a serem privados da carne. Deus lhes satisfez o desejo, dando-lhes carne, e deixando-os comerem-na até que sua glutonaria gerou uma praga, em conseqüência da qual muitos morreram.

Exemplo após exemplo poderia ser citado, para mostrar os efeitos do condescender com o apetite. A nossos primeiros pais pareceu coisa de pouca importância transgredir a ordem de Deus naquele único ato - comer do fruto de uma árvore tão linda à vista e tão agradável ao paladar - mas isso rompeu sua fidelidade a Deus e abriu as comportas de um dilúvio de culpa e desgraça que tem inundado o mundo.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Conselho sobre Regime Alimentar – Cap.1B



Aqui está a segunda parte do capítulo 1, Razões para a Reforma, do livro Conselhos sobre Regime Alimentar.

Não é nosso objetivo expor aqui opiniões pessoais, mas apresentar o que a pena inspirada deixou registrado sobre o assunto.

"Fui incumbida de dirigir uma mensagem a todo o nosso povo no tocante à reforma da saúde; pois muitos se tem desviado de sua anterior fidelidade a esses princípios."pg.36


Há uma obra que nos compete fazer - obra inflexível e de zelo. Todos os nossos hábitos, gostos e inclinações devem ser educados em harmonia com as leis da vida e da saúde. Dessa forma podemos garantir as melhores condições físicas, e teremos clareza mental para discernir entre o mau e o bom.

Deus sempre honra o direito... A forma ereta, o passo firme, elástico, a agradável fisionomia, os sentidos apurados, o hálito incontaminado - tudo isto era um certificado de bons hábitos, insígnia da nobreza com que a Natureza honra os que são obedientes a suas leis... A história de Daniel e seus companheiros foi registrada nas páginas da Palavra Inspirada para o benefício da juventude dos séculos futuros. O que homens fizeram, homens podem fazer. Não permaneceram esses jovens hebreus firmes em meio a grandes tentações, e não deram nobre testemunho em favor da verdadeira temperança? Pois a juventude hoje pode dar idêntico testemunho.

O perigo para nós não está na carência, mas na abundância...

Há muitos entre os professos cristãos hoje que denunciariam Daniel como tendo sido demasiado minucioso, julgando-o estreito e fanático... Mas os que assim arrazoam verificarão no dia do juízo que viraram as costas a expressas exigências de Deus, tendo colocado sua opinião como norma do que é direito ou errado.

A reforma de saúde, foi-me mostrado, é parte da terceira mensagem angélica, e está com ela tão intimamente relacionada como está o braço e a mão com o corpo humano... A glutonaria é o pecado prevalecente neste século. O lascivo apetite torna homens e mulheres escravos, obscurecendo-lhes o intelecto e diminuindo-lhes a sensibilidade moral a tal ponto que as sagradas e elevadas verdades da Palavra de Deus não são apreciadas...

O corpo deve ser servo da mente, e não a mente serva do corpo.

O refrigério ou poder de Deus só atingirá os que se houverem para ele preparado, fazendo o trabalho que Deus ordena, isto é, purificando-se de toda a impureza da carne e do espírito, aperfeiçoando-se em santidade, no temor de Deus.

Permitiremos nós, que temos tido tão grandes oportunidades, que o povo do mundo tome a nossa frente na reforma de saúde? Tornar-nos-emos por nossa incoerência motivo de zombaria?

Muito melhor é abandonar o nome de cristão do que fazer uma profissão de fé e ao mesmo tempo transigir com o apetite que fortalece paixões não santificadas.

Todos estão sendo provados para que se veja se aceitarão os princípios de reforma de saúde ou seguirão uma conduta de condescendência própria.

Que ninguém pense que pode fazer como lhe aprouver em matéria de dietética. Mas diante de todos que se assentam à mesa convosco, deixai claro que seguis princípios em questão de alimentação, como em tudo mais, a fim de que a glória de Deus seja revelada.

As circunstâncias não podem operar reformas. Cristianismo pressupõe uma reforma do coração. O que Cristo opera no interior, será manifesto no exterior sob os ditames de um intelecto convertido. O plano de iniciar pelo exterior e procurar operar interiormente, tem sempre falhado e falhará sempre. O plano de Deus para vós é começar na própria sede de todas as dificuldades - o coração - e então do coração hão de jorrar os princípios da justiça; a reforma será tanto externa como interna.

Os que elevam as normas tanto quanto podem para aproximá-las da ordem de Deus, segundo a luz que Ele lhes tem dado através de Sua Palavra e dos testemunhos do Seu Espírito, não mudarão sua conduta a fim de satisfazer aos desejos dos seus amigos ou parentes, sejam eles um, dois ou um exército, que estiverem vivendo contrariamente ao sábio plano de Deus. A pergunta é: "Estamos dispostos a ser verdadeiros reformadores da saúde?"

É esta uma obra que tem de ser feita antes que o povo de Deus possa ser apresentado diante dele perfeito.

Alguns crentes professos aceitam certas porções dos Testemunhos como mensagens de Deus, ao passo que rejeitam outras que condenam suas inclinações favoritas.

Tem-nos sido entregue a obra de promover a reforma de saúde. O Senhor deseja que o Seu povo viva em mútua harmonia. Como deveis saber, não deixaremos a posição que nos últimos trinta anos o Senhor nos tem indicado como norma. Acautelai-vos quanto a vossa posição contrária à obra da reforma de saúde.

Meu irmão, embora falheis em introduzir no vosso lar e em vossa família as bênçãos que advêm com o seguir os princípios da reforma de saúde, não prejudiqueis aos outros pela oposição à luz que Deus tem outorgado sobre este assunto. Não se pode brincar com a luz dada por Deus sobre a reforma de saúde sem prejuízo para os que o tentam; e homem nenhum pode esperar ser bem-sucedido na obra de Deus enquanto, por preceito e exemplo, age em oposição à luz que Deus enviou.

Estais tropeçando na própria bênção que o Céu tem posto em vosso caminho para tornar menos difícil o vosso progresso.

Para o nosso sustento Ele nos deu os puros e saudáveis produtos da terra. Agradeça cada um de nós a Deus o termos ainda uma oportunidade de formar o caráter para a vida eterna futura.

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Conselho sobre Regime Alimentar – Cap. 1A

Essa semana começamos a ler o capítulo 1 do livro Conselho sobre Regime Alimentar, intitulado Razões para a Reforma. Teremos um debate com nosso grupo de estudos no próximo pôr-do-sol e semanalmente estaremos estudando juntos esse livro. 
As informações tem sido preciosas desde já, por isso decidimos compartilhar aqui no blog as pérolas a tanto tempo esquecidas.
Se vc não tem tempo pra ler timtimportimtim cada capítulo do livro,acompanhe a leitura resumida aqui, não vai tomar mais que cinco minutos do seu tempo, mas com certeza pode mudar sua vida.
Capítulo 1A significa q essa é somente a primeira parte do capítulo que dividimos em dois para tornar a leitura mais rápida.



Nosso primeiro dever para com Deus e nossos semelhantes é o do desenvolvimento próprio. Cada faculdade com que o Criador nos dotou deve ser cultivada ao máximo grau da perfeição, a fim de podermos fazer a maior porção de bem de que formos capazes.

Todo homem tem, em grande medida, a oportunidade de fazer de si mesmo aquilo que escolher ser... ele pode permitir que suas faculdades se embotem por falta de uso, ou se pervertam por maus hábitos, por falta de domínio próprio ou de resistência moral. O curso de sua vida então se inclina para baixo; ele se torna desobediente à lei de Deus e às leis da saúde. O apetite o conquista; a inclinação o desencaminha; torna-se-lhe mais fácil permitir que os sempre ativos poderes do mal, o arrastem para trás, do que lutar contra eles, e avançar.

Deus deseja que alcancemos a norma de perfeição que o dom de Cristo nos tornou possível... adotarmos princípios que hão de restaurar em nós a imagem divina.
Deus é autor das leis físicas tanto quanto o é da lei moral. Sua lei está escrita com o Seu dedo em cada nervo, em cada músculo e em cada faculdade que Ele confiou ao homem.

Cada lei governadora da máquina humana deve ser considerada tão divina na origem, caráter e importância como a Palavra de Deus. Cada ação descuidada e desatenta, qualquer abuso imposto ao maravilhoso mecanismo do Senhor, pelo desrespeito a Suas peculiares leis na habitação humana, é uma violação da lei de Deus.

É pecado violar as leis de nosso ser tão verdadeiramente como o é quebrantar os Dez Mandamentos. Num e noutro caso há transgressão às leis de Deus. Os que transgridem a lei de Deus em seu organismo físico estarão inclinados a violar a lei de Deus proferida no Sinai. 

Uma vez que as leis da Natureza são leis de Deus, é claro dever nosso dar a essas leis a mais cuidadosa atenção. Devemos estudar suas exigências em relação a nosso próprio corpo, ajustando-nos a eles. A ignorância nessas coisas é pecado... E esses resultados que Satanás tem acarretado por suas próprias especiosas tentações, ele usa para escarnecer de Deus. Ele apresenta diante de Deus o corpo humano que Cristo adquiriu como Sua propriedade; e que deformada representação de seu Criador é o homem! Porque pecou contra o corpo, e corrompeu seus caminhos, Deus é desonrado. 

Pessoas há que quando estão falando sobre o assunto de saúde, muitas vezes dizem: "Sabemos muito mais do que praticamos." Não compreendem que são responsáveis por cada raio de luz recebido com respeito ao seu bem-estar físico, sendo cada um de seus atos franqueado à inspeção de Deus.

 No tempo em que a luz da reforma de saúde brilhou sobre nós, e desde então, tivemos a diária indagação: "Estou praticando a verdadeira temperança em todas as coisas?" "É o meu regime de molde a colocar-me na posição em que eu possa realizar a maior soma de bem?" Se não podemos responder afirmativamente a essas perguntas, permanecemos em condenação diante de Deus, pois Ele nos fará inteiramente responsáveis pela luz que fezbrilhar em nosso caminho.

No antigo cerimonial judaico era requerido que cada sacrifício fosse sem mancha. No texto nos é dito que apresentemos o nosso corpo a Deus em sacrifício vivo, santo e aceitável, que é o nosso culto racional.

Tenha-se em mente sempre que o grande objetivo da reforma de saúde é garantir o desenvolvimento mais elevado possível da mente, da alma e do corpo. Todas as leis da Natureza - que são leis de Deus - foram destinadas para o nosso bem. A obediência a elas promoverá nossa felicidade nesta vida, e nos ajudará a preparar-nos para a vida futura.

Há mais de quarenta (hoje já são quase 150 anos) anos o Senhor nos deu luz especial sobre a reforma do regime alimentar, mas de que modo estamos andando nessa luz? Quantos têm recusado viver de acordo com os conselhos de Deus! Como povo, nossos progressos deveriam ser proporcionais à luz que recebemos... há ainda entre nós membros da igreja bem-instruídos e mesmo pastores que têm pouco respeito pela luz que Deus deu sobre o assunto. Comem o que lhes apraz e procedem do mesmo modo... Os que ocupam cargo de instrutor e dirigente em nossa causa devem estar firmados no terreno da Bíblia, com relação à reforma de saúde e dar testemunho decidido aos que crêem que estamos vivendo nos últimos dias da história deste mundo. Cumpre traçar uma linha divisória entre os que servem a Deus e os que servem a si próprios.

O Senhor me deu esclarecimento de que quando o Israel de hoje se humilhar perante Ele, e purificar o templo da alma de toda contaminação, Ele ouvirá suas orações em favor dos enfermos e os abençoará no uso dos Seus remédios para as enfermidades...  Se, depois de tanta luz que lhe tem sido dada, o povo de Deus acariciar hábitos errôneos, mostrando-se tolerantes consigo mesmos e recusando a reforma, sofrerão as infalíveis conseqüências de sua transgressão. Se estiverem resolvidos a satisfazer o apetite pervertido a qualquer custo, Deus não os salvará milagrosamente das conseqüências de sua tolerância. "Em tormentos jazerão." (Isa. 50:11)

Vi que o motivo por que Deus não ouvia mais plenamente as orações de Seus servos pelos doentes entre nós, era que Ele não  podia ser glorificado nisto enquanto eles estivessem violando as leis da saúde... Deus não operará milagres para livrar de enfermidades aqueles que não cuidam de si mesmos, mas estão de contínuo violando as leis da saúde, e não fazem esforços para evitar as enfermidades. Quando fazemos tudo que podemos para ter saúde, então podemos esperar que abençoados resultados se sigam, e podemos pedir com fé a Deus que abençoe nossos esforços pela preservação da saúde.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Restauração da Verdade

 
Extraído do cap.26 do livro O Grande Conflito.


"Assim diz o Senhor Jeová, que ajunta os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram." Isa. 56:8. Aqui está prefigurado o ajuntamento dos gentios pelo evangelho.

De novo é dada a ordem: "Clama em alta voz, não te detenhas, levanta a tua voz como a trombeta e anuncia a Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacó os seus pecados." Não é o mundo ímpio, mas são aqueles a quem o Senhor designa como "Meu povo", os que devem ser reprovados por suas transgressões. Declara Ele ainda: "Todavia, Me procuram cada dia, tomam prazer em saber os Meus caminhos, como um povo que pratica a justiça, e não deixa a ordenança do seu Deus." Isa. 58:1 e 2. Aqui se faz referência a uma classe que se julga justa, que parece manifestar grande interesse no serviço de Deus; mas a repreensão severa e solene dAquele que examina os corações, prova que se acham a calcar a pés os preceitos divinos. 

Desta maneira indica o profeta a ordenança que tem estado esquecida: "Levantarás os fundamentos de geração em geração; e chamar-te-ão reparador das roturas, e restaurador de veredas para morar.”Isa 58:12

Deus opera por intermédio dos que ouvem a Sua voz e Lhe obedecem, e que, sendo necessário, falam verdades desagradáveis, e não temem reprovar pecados populares. A razão por que Ele não escolhe mais vezes homens de saber e alta posição para dirigir os movimentos da Reforma, é o confiarem eles em seus credos, teorias e sistemas teológicos, e não sentirem a necessidade de ser ensinados por Deus.

 Não foi a vontade de Deus que os filhos de Israel vagueassem durante quarenta anos no deserto: desejava Ele levá-los diretamente à terra de Canaã e ali os estabelecer como um povo santo, feliz. Mas "não puderam entrar por causa da sua incredulidade". Heb. 3:19. Por sua reincidência e apostasia, pereceram os impenitentes no deserto, e levantaram-se outros para entrarem na Terra Prometida. Semelhantemente, não era a vontade de Deus que a vinda de Cristo fosse tão demorada, e que Seu povo permanecesse tantos anos neste mundo de pecado e tristeza. A incredulidade, porém, os separou de Deus. Como se recusassem a fazer a obra que lhes havia designado, outros se levantaram para proclamar a mensagem. Usando de misericórdia para com o mundo, Jesus retarda a Sua vinda, para que pecadores possam ter oportunidade de ouvir a advertência, e encontrar nEle refúgio antes que a ira de Deus seja derramada. 

Hoje, como nos séculos anteriores, a apresentação de qualquer verdade que reprove os pecados e erros dos tempos, suscitará oposição. "Todo aquele que faz o mal aborrece a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas." João 3:20.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

O CARÁTER DO REMANESCENTE – Parte IV


“A germinação da semente representa o começo da vida espiritual, e o desenvolvimento da planta é uma figura do desenvolvimento do caráter. Não pode haver vida sem crescimento. A planta ou deve crescer ou morrer. Assim como seu crescimento é silencioso e imperceptível, mas contínuo, assim é o crescimento do caráter. Nossa vida pode ser perfeita em cada estágio de seu desenvolvimento; contudo, se o propósito de Deus para conosco se cumpre, haverá constante progresso.” Orientação da Criança 162

“Nenhum de nós jamais receberá o Selo de Deus enquanto o caráter tiver uma nódoa ou mácula sequer. Cumpre-nos remediar os defeitos de caráter, purificar de toda contaminação o templo da alma. “ 5 T, 214

“Satanás declarara que era impossível ao homem obedecer aos Mandamentos de Deus; e é verdade que por nossa própria força não lhes podemos obedecer...Cristo, porém, veio na forma humana, e por Sua perfeita obediência provou que a humanidade e a Divindade combinadas podem obedecer a todos os preceitos de Deus.” PJ, 314

“…os que esperam contemplar uma transformação mágica em seu caráter sem resoluto esforço de sua parte, para vencer o pecado, esses serão decepcionados..” Mensagens Escolhidas, Volume 1, 336


“Os que põem em Cristo a confiança, não devem ficar escravizados por nenhuma tendência ou hábito hereditário, ou cultivado. Em lugar de ficar subjugados em servidão à natureza inferior, devem reger todo apetite e paixão. Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar. ...” Conselhos Sobre Saúde 440

“Nossa obra é procurar alcançar em nossa esfera de ação a perfeição que Cristo alcançou em Sua vida terrena, em cada aspecto de Sua personalidade. Ele é nosso exemplo. Em todas as coisas devemos procurar honrar a Deus em caráter. O ficar diariamente aquém dos reclamos divinos constitui perigo para a salvação de nossa alma. Precisamos compreender e apreciar o privilégio de que Cristo nos investe, e mostrar nossa determinação de alcançar a mais elevada norma. Devemos confiar inteiramente no poder que Ele nos prometeu dar.” Medicina e Salvação 253

“Perguntei a significação da Sacudidura que eu vira, e foi-me mostrado que era determinada pelo testemunho direto contido no conselho da Testemunha Verdadeira à igreja de Laodicéia. Isto produzirá efeito no coração daquele que o receber, e o levará a empunhar o estandarte e propagar a verdade direta. Alguns não suportarão esse testemunho direto. Levantar-se-ão contra ele, e isto é o que determinará a Sacudidura entre o povo de Deus.” Primeiros Escritos, 270

“Em minha última visão, vi que mesmo esta decidida mensagem da Testemunha Verdadeira não cumpriu o desígnio de Deus. O povo continua a modorrar em seus pecados. Continuam a se dizer ricos, e que não necessitam de nada. Muitos indagam: Por que são feitas tantas reprovações? Por que nos acusam continuamente os Testemunhos de desvios da fé e de ofensivos pecados? Nós amamos a verdade; estamos prosperando; não temos necessidade desses testemunhos de advertência e reprovação. Examinem, porém, esses queixosos o próprio coração, e comparem sua vida com os ensinos práticos da Bíblia, humilhem a alma diante de Deus, deixem que a graça divina lhes ilumine as trevas, e as escamas lhes cairão dos olhos, e compreenderão sua verdadeira pobreza e miséria espiritual. Sentirão a necessidade de comprar ouro, que é a fé e o amor puros; vestidos brancos, que é um caráter imaculado, purificado pelo sangue de seu querido Redentor; e colírio, a graça de Deus, a qual lhes dará claro discernimento das coisas espirituais, e indicará o pecado. Essas realizações são mais preciosas que o ouro de Ofir.” I Testemunhos Seletos, 329

O caráter formado segundo a semelhança Divina é o único tesouro que deste mundo podemos levar para o futuro.” PJ, 332

 “O Unigênito Filho de Deus veio ao nosso mundo como Homem, para revelar ao mundo que os homens podem guardar a Lei de Deus. Satanás, o anjo caído, declarara que nenhum homem podia guardar a Lei de Deus depois da desobediência de Adão.” ME, 3/136

Nós podemos e devemos atingir a perfeição nesta vida. Se Cristo conseguiu viver uma vida sem pecado, encontrando-Se nas mesmas circunstâncias que nós, então nós também o conseguiremos. Acabaremos por atingir um patamar em que não pecaremos.” Testemonies, vol. 2- 479

“Cristo venceu todas as tentações como Homem. Todos nós o poderemos conseguir, tal como Ele conseguiu. ME, 3-136

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O CARÁTER DO REMANESCENTE – Parte III



Jó 1:1, 8; 2:3 “Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó; e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal... E disse o SENHOR a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na Terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.”

I João 3:6 “Qualquer que permanece nEle não peca; qualquer que peca não O viu nem O conheceu.”

 “Mas deixarei no meio de ti um povo humilde e pobre; e eles confiarão no nome do SENHOR. O remanescente de Israel não cometerá iniqüidade, nem proferirá mentira, e na sua boca não se achará língua enganosa; mas serão apascentados, e deitar-se-ão, e não haverá quem os espante.” Sofonias 3: 12-13
“E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.” Apoc 14: 5

“Deus nos convida a alcançarmos a norma da perfeição, e põe diante de nós o exemplo do caráter de Cristo. O Salvador mostrou, por meio de Sua humanidade consumada por uma vida de constante resistência ao mal, que, com a cooperação da Divindade, podem os seres humanos alcançar nesta vida a perfeição de caráter. Esta é a certeza que Deus nos dá de que também nós podemos alcançar a vitória completa.. Atos dos Apóstolos 531

“Os que querem ser santos no Céu precisam primeiro ser santos na Terra; pois quando deixarmos a Terra, levaremos nosso caráter conosco, e isto será simplesmente levar conosco alguns dos elementos do Céu que nos foram comunicados pela justiça de Cristo.” M.E.  III. Pág. 191

“Jamais poderemos ver nosso Senhor em paz se nossa alma não for pura . Precisamos possuir a perfeita imagem de Cristo... Jamais atingiremos essa condição sem diligente esforço. Devemos batalhar diariamente contra o mal exterior  e o pecado interior , se quisermos alcançar a perfeição do caráter de Cristo”.                        M.E.  III . Pág.148 .

“Devemos renunciar a condescendência própria, a complacência própria, ao orgulho e a extravagância. Não poderemos ser cristãos e, ao mesmo tempo, satisfazer estas propensões. “ RH, 16/05/1893

“Cristo, porém, não nos deu garantia alguma de que é fácil alcançar perfeição de caráter. Não se herda caráter perfeito e nobre. Não o recebemos por acaso. O caráter nobre é ganho por esforço individual mediante os méritos e a graça de Cristo. Deus dá os talentos e as faculdades mentais; nós formamos o caráter. É formado por combates árduos e relutantes com o próprio eu. As tendências herdadas devem ser banidas por um conflito após outro. Devemos esquadrinhar-nos detidamente e não permitir que permaneça traço algum incorreto.” Parábolas de Jesus 331

“A santificação não é obra de um momento, de uma hora, de um dia, mas da vida toda.” AA 560. Muitos utilizam esse texto fora do contexto pra dizer que se a santificação é obra de uma vida inteira é impossível parar de pecar. Mas não foi isso que o Espírito de Profecia quis dizer. Na realidade, a santificação é uma obra diária a cada luz que te chega e você aceita vivendo de acordo com ela. Se a luz é rejeitada você deixa de alcançar a santificação. O problema não é a luz que você possui, mas o que você faz com a luz que chega até você. Veja o que ela quis dizer:

“Sejamos cristãos em crescimento. Não devemos ficar parados – Assim devemos ir crescendo. Não alcançais a perfeição de um salto; a santificação é a obra de toda a vida. M.E . III. 193.

“As condições necessárias para a salvação são sempre as mesmas. A Vida, Vida Eterna é para todos os que obedecerem à Lei de Deus...”Maravilhosa Graça, 1974, 134

“...Mas a Lei requer que a própria alma seja pura e a mente santa, para que os pensamentos e a sensibilidade estejam de acordo com a norma de amor e justiça.” I Mensagens Escolhidas, 211

“Todo aquele que se professa cristão, tem a responsabilidade de manter-se em harmonia com a orientação da Palavra Divina. Deus considera cada pessoa responsável por seguir, por si mesma, o modelo dado na vida de Cristo, e ter um caráter purificado e santificado.” Manuscrito 63, 1907. Ev, 343

“A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à deformidade de caráter. Não há desculpas para pecar”. DTN, 311, 330

“A ordem: "Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste", (Mat. 5:48) nunca teria sido dada se não houvessem sido tomadas todas as providências pelas quais pudéssemos tornar-nos tão perfeitos em nossa esfera como Deus é na Sua.” Exaltai-O 124


terça-feira, 20 de setembro de 2011

O CARÁTER DO REMANESCENTE – Parte II



“Por meio dos defeitos do caráter, Satanás trabalha para obter o domínio da mente toda, e sabe que, se esses defeitos forem acariciados, será bem-sucedido. Portanto, está constantemente procurando enganar os seguidores de Cristo com seu fatal sofisma de que lhes é impossível vencer... Ninguém, pois, considere incuráveis os seus defeitos. Deus dará fé e graça para vencê-los.” GC, 489

“Se está no coração obedecer a Deus, se são feitos esforços nesse sentido, Jesus aceita esta disposição e esforço como o melhor serviço do homem, e supre a deficiência, com Seu próprio mérito divino. Ele não aceitará os que alegam ter fé nEle e no entanto são desleais ao mandamento de Seu Pai.” ME, vol1-382

“Estamos nos preparando para encontra-nos com Aquele que, escoltado por uma multidão de anjos santos, aparecerá nas nuvens do Céu para dar aos fiéis e aos justos o toque final de imortalidade. Quando Ele vier, não nos purificará dos nossos pecados, para remover de nós os defeitos do nosso caráter, nem para curar-nos das enfermidades de nosso temperamento e disposição. Se a caso esta obra houver de ser efetuada em nós, sê-lo-á totalmente antes daquela ocasião...Naquela ocasião o Refinador não se ocupará com o processo de purificação, para remover-lhes os pecados e a corrupção. Tudo isto deve ser feito durante o tempo da Graça. É agora que essa obra deve ocorrer em nós”. Testemunhos para a Igreja, vol. 2, 355 e TS, I, 182

Nesta vida é que devemos trajar as vestes da justiça de Cristo. Esta é a nossa única oportunidade de formar caráter para o lar que Cristo preparou para os que obedecem aos Seus Mandamentos.“ PJ, 319

O amadurecimento do grão representa a terminação do trabalho da graça de Deus na alma.” T.M. 506.

“Esperam que as faltas sejam supridas pela chuva serôdia. Estão cometendo um erro terrível.” T.M. 507 

“Toda a aspereza, toda rudeza deve ser removida de vosso caráter antes que Jesus venha; pois quando Ele vier, estará terminada a preparação para toda a alma. Se não deixardes de lado vossa inveja, vossos ciúmes, vosso rancor uns com os outros, não podereis entrar no Reino de Deus.” M.E.  III . 155

“Seja qual for vosso temperamento, quaisquer que sejam vossas tendências hereditárias e cultivadas, há um caráter para ser formado segundo o modelo Divino. Não temos desculpa para conservar nosso próprio molde e inscrição. Nos Lugares Celestiais -M.M. 1968 . Pág. 155

“O homem que foi à ceia sem a veste de bodas representa a condição de muitos hoje em dia. Professam ser cristãos e reclamam as bênçãos e privilégios do Evangelho; contudo não sentem a necessidade de transformação de caráter. Nunca sentiram verdadeiro arrependimento dos pecados. Não reconhecem a necessidade de Cristo, nem exercem fé nEle. Não venceram suas inclinações para a injustiça, herdadas e cultivadas. Contudo pensam ser bastante bons em si mesmos, e confiam em seus próprios méritos em vez de nos de Cristo. Como ouvintes da Palavra, vão ao banquete, mas não tomaram a veste da justiça de Cristo.... Todos estes esperam ser salvos pela morte de Cristo, ao passo que recusam viver Sua vida de abnegação... A justiça de Cristo não encobrirá pecado algum acariciado.... Não tolerará nossos pecados, e não passará por sobre nossos defeitos de caráter. Espera que vençamos em Seu nome.” PJ, 316- 317
“Previamente às bodas vem o Rei para ver os convidados, Mat. 22: 21, a fim de verificar se todos têm trajes nupciais, vestes imaculadas do caráter lavado e embranquecido no sangue do Cordeiro.” G.C.  Pág . 428  Leia também Parábolas de Jesus, 308/309 sobre as bodas do Cordeiro.                                                                 

II Cor. 7: 1 “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus. “

Judas 24 “Ora, Àquele que é Poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis e jubilosos perante a Sua glória, “

Rom. 12: 2 ”E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

Mat. 5: 48 “Sede vós, pois, perfeitos, como é Perfeito o vosso Pai celestial.”

Levíticos 11: 44 “Porque Eu sou o Senhor vosso Deus; portanto santificai-vos, e sede santos, porque Eu sou santo.”





terça-feira, 13 de setembro de 2011

O CARÁTER DO REMANESCENTE – Parte I

Deus terá um povo remanescente na Terra que vai comprovar que Deus é justo e que as ameaças e argumentos de Lúcifer contra Deus e Seu caráter, são mentira.  Porque Lúcifer dizia que a Lei de Deus era impossível de ser guardada, mas Deus vai mostrar que é possível vivermos uma vida em harmonia com a vontade de Deus guardando a Sua Lei. O remanescente vai provar que Deus é justo!



Apocalipse 15: 3-4 “E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e maravilhosas são as Tuas obras, Senhor Deus Todo-Poderoso! Justos e verdadeiros são os Teus caminhos, ó Rei dos santos. Quem Te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o Teu nome? Porque só Tu és Santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de Ti, porque os Teus juízos são manifestos.“

Apoc. 14: 5 “...E na sua boca não se achou engano; porque são irrepreensíveis diante do trono de Deus.”

“Ninguém será condenado por não fazer caso da luz e do conhecimento que nunca teve e não pôde obter. Muitos, porém, recusam obedecer à verdade que lhes é apresentada pelos embaixadores de Cristo, porque desejam acomodar-se ao padrão do mundo, e a luz que penetrou no seu entendimento, a luz que resplandeceu na alma, condená-los-á no juízo.” SDA Bible Commentary, vol. 5, pág. 1.145.

“A verdadeira Santificação é viver em inteira conformidade com a vontade do nosso Pai que está no Céu” RH, 25 de Março de 1902

“Ninguém diga: Não posso remediar meus defeitos de caráter. Se chegardes a esta decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e do desejo de não se submeter à direção de Deus.” MJ 99

Quando nós somos limpos de todo o pecado, de todos os nossos defeitos de caráter, nós não mais reteremos uma só propensão pecadora.” Comentário Bíblico Adventista vol. 7 pag. 943

“A Santificação exposta nas Escrituras Sagradas tem que ver com o ser todo – as partes espiritual, física e moral. Eis a verdadeira idéia sobre a consagração perfeita.” ... “A genuína santificação... não é outra coisa senão uma morte diária para o eu e uma conformidade diária para com a vontade de Deus. “ Minha Consagração Hoje, 248
“Quando uma alma recebe a Cristo, recebe também o poder de viver a vida de Cristo. “ PJ, 315

Deus requer de Seus filhos perfeição. Sua lei é um transcrito de Seu caráter, e é o padrão de todo caráter. Essa norma infinita é apresentada a todos, para que não haja má compreensão no tocante à espécie de homens que Deus quer ter para compor o Seu Reino. A vida de Cristo na Terra foi uma expressão perfeita da Lei de Deus, e quando os que professam ser Seus filhos receberem caráter semelhante ao de Cristo obedecerão aos mandamentos de Deus. Então o Senhor pode contá-los com toda a confiança entre os que formarão a família do Céu.” PJ, 315-316

“Não te enganes. De Deus não se zomba. Coisa alguma senão a santidade te preparará para o Céu. Unicamente a piedade sincera, experimental, pode dar-te um caráter puro, elevado, e habilitar-te a entrar à presença de Deus, que habita na luz inacessível. O caráter celeste deve ser adquirido na Terra, ou jamais se poderá obter. Começa, portanto, imediatamente. Não te iludas de que virá tempo em que poderás fazer mais facilmente um diligente esforço do que agora.” TS, vol1, 245
  
Quando o caráter de Cristo se reproduzir perfeitamente em Seu povo, então virá para reclamá-los como Seus.” PJ, 69

Falando sobre Enoque : “Ensinava-se aos homens que é possível obedecer à lei de Deus; que, vivendo embora em meio dos pecadores e corruptos, eram capazes, pela graça de Deus, de resistir à tentação, e tornar-se puros e santos... O caráter piedoso deste profeta representa o estado de santidade que deve ser alcançado por aqueles que hão de ser "comprados da Terra" (Apoc. 14:3), por ocasião do segundo advento de Cristo.” PP, 88

“Ao participarmos da Natureza Divina, são eliminadas do caráter as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e tornamo-nos um vivo poder para o bem. Sempre aprendendo do Mestre Divino, participando diariamente de Sua natureza, cooperamos com Deus para vencer as tentações de Satanás... Então nos assentamos com Cristo nos lugares celestiais...“ Cuidado de Deus, MM, 1995-366




sexta-feira, 26 de agosto de 2011

A Natureza de Cristo


 “Não foi um pecado interno; não havia pecado interno em Adão, porque Deus o criou segundo Seu caráter, puro e reto. Não existiam princípios corruptos. Não havia propensões para o mal, nem tendências corruptoras. Adão era tão sem falta como os anjos que assistiam diante do Trono de Deus.” CBA vol. I pág. 1083 .

“Adão foi tentado pelo inimigo e caiu. Não foi pecado inerente que o fez ceder; pois Deus o fez puro e reto, à Sua própria imagem. Ele era tão perfeito quanto os anjos perante o trono. Não havia nele princípios corruptos, nem tendências para o mal. MAS quando Cristo veio para enfrentar as tentações de satanás, Ele possuía a semelhança de carne pecaminosa.” The Signs of the Times, 17/10/1900

Os anjos prostraram-se diante dEle... Jesus também lhes disse que... Ele tomaria a natureza decaída do homem, e Sua força não seria nem mesmo igual à deles (anjos)”. HR, 44
   “Ele tomou sobre Si a Natureza caída do homem.DTN, 49

Rom. 1: 3 “Acerca de seu Filho, que nasceu da descendência de Davi segundo a carne,”
Rom 8: 3 “Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne;”
    I João 4: 2- 3 “Nisto conhecereis o Espírito de Deus: Todo o espírito que confessa                   que Jesus Cristo veio em carne é de Deus; E todo o espírito que não confessa que   Jesus Cristo veio em carne não é de Deus...”

“Que amor! Que extraordinária condescendência! O Rei da glória Se prontificou a humilhar-Se a Si mesmo pela humanidade caída! Seguiria os passos de Adão. Tomaria a natureza caída do homem e Se empenharia na luta contra o forte inimigo que triunfara sobre Adão.” DT, 22

 “Com a Natureza caída Jesus enfrentou o grande inimigo das almas que derrubou Adão.” DT, 22
 “Jesus tomou sobre Si a natureza caída do homem.” PE, 115
“Ele tomou sobre Si mesmo a natureza humana sofredora, decaída, corrompida e degradada pelo pecado.The Youth’s Instructor, 20/12/1900 – cap. 7

O exemplo que Ele deixou deve ser seguido. Ele tomou sobre Sua natureza sem pecado a nossa pecaminosa natureza, para saber como socorrer os que são tentados.” Medicina e Salvação, 181

 “Sua Natureza humana teve que passar pelas mesmas provas e testes.“ Manuscritos, vol. 6, 111
 “A vitória de Cristo e Sua obediência foi de um ser humano verdadeiro.Comentário Bíblico Adventista, vol. 7, 929

João 5: 30 -“Eu não posso de Mim mesmo fazer coisa alguma. Como ouço, assim julgo; e o Meu juízo é justo, porque não busco a Minha vontade, mas a vontade do Pai que Me enviou.”
Hebreus 2: 14 “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também Ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo;“
Hebreus 2: 17 “Por isso convinha que em tudo fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel Sumo Sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.“

Já seria uma humilhação infinita se Ele tomasse a natureza de Adão antes da queda. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça já tinha sido enfraquecida por 4000 anos de pecado. Como todos os filhos de Adão, Ele aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade...permitiu Deus que viesse Seu Filho, impotente criancinha, sujeito à fraqueza da humanidade” DTN, 48

 “Como Deus, Jesus não poderia ser tentado, mas como homem Ele pôde ser tentado fortemente. E Ele poderia ter Se submetido ao pecado. Sua Natureza humana teve que passar pelas mesmas provas e tentações que Adão e Eva enfrentaram. Sua Natureza humana foi “criada”; ela nem sequer possuía os poderes angélicos. Era humana, idêntica à nossa. Ele estava transpondo o terreno em que Adão caiu" ME, vol. 3, 129

“Nosso Redentor compreendia perfeitamente as necessidades dos homens. Ele, que consentiu em tomar sobre Si a natureza do homem, bem conhecia a fraqueza humana. Cristo viveu como exemplo nosso... Cristo tomou sobre Si as nossas enfermidades, e possuindo a fraqueza humana, precisou buscar forças do Pai.” MM, Para Conhecê-Lo, 240

 “A Natureza de Deus (Divina) cuja Lei foi transgredida e a Natureza de Adão o transgressor (depois da queda), elas se encontraram em Jesus - O Filho de Deus e o Filho do Homem.“ Manuscritos 17/338 e Exaltai-O, MM1992

“A Divindade não Se tornou humana, e o humano não foi deificado pela fusão das duas Naturezas. Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa, corrupta e decaída que nós possuímos, pois então Ele não poderia ser um sacrifício perfeito.” Manuscrito 94, 1893. e ME, 3/131

“Vivendo uma vida sem pecado, testificou Ele de que todo filho e filha de Adão pode resistir às tentações daquele que primeiro trouxe o pecado ao mundo. Cristo trouxe aos homens e mulheres o poder de vencer.” ME, 1, 226
“Em Sua humanidade, Cristo formou caráter perfeito, e oferece-nos esse caráter.”  PJ, 312    

Tenho recebido cartas, afirmando que Cristo não podia ter tido a mesma Natureza que o homem, pois nesse caso, teria caído sob tentações semelhantes. Se não possuísse Natureza humana, não poderia ter sido Exemplo nosso. Se não fosse participante de nossa Natureza, não poderia ter sido tentado como o homem tem sido. Se não Lhe tivesse sido possível ceder à tentação, não poderia ser nosso Auxiliador. Foi uma solene realidade que Cristo veio para lutar a batalha como homem, em favor do homem. Sua tentação e vitória nos dizem que a humanidade precisa copiar o Padrão: os homens devem tornar-se participantes da natureza divina. “ RH, 18/02/1890 e  ME 1/408

Muitos dizem, porém, que Jesus não era como nós, que Ele não era como nós somos no mundo, que era divino, e que não podemos vencer como Ele venceu. Mas Paulo escreve: "Pois Ele, evidentemente, não tomou a natureza dos anjos, mas tomou sobre Si a descendência de Abraão. Por isso mesmo, convinha que, em todas as coisas, Se tornasse semelhante aos irmãos(Heb.2:16-18)”. ME, 3, 197

Cristo é o nosso Exemplo em todas as coisas. Ele iniciou a Sua vida, passou por tudo o que ela oferece e terminou o Seu registro com uma vontade humana santificada. Ele foi tentado nos mesmos pontos que nós, e, contudo, porque rendeu a Sua vontade a Deus e a manteve santificada, Ele nunca Se inclinou perante o mal, nem manifestou qualquer rebelião contra Deus.“ Sinais dos Tempos, 29/10/1894

“Ninguém diga: Não posso remediar meus defeitos de caráter. Se chegardes a esta decisão, certamente deixareis de alcançar a vida eterna. A impossibilidade está em nossa própria vontade. Se não quiserdes não vencereis. A dificuldade real vem da corrupção de um coração não santificado, e do desejo de não se submeter à direção de Deus.” MJ 99

Quando nós somos limpos de todo o pecado, de todos os nossos defeitos de caráter, nós não mais reteremos uma só propensão pecadora.” Comentário Bíblico Adventista vol. 7 pag. 943

“Cristo venceu todas as tentações como Homem. Todos nós o poderemos conseguir, tal como Ele conseguiu. ME, 3-136