''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Cartas à Lucinda Hall



Os príncipes de Judá são como os que mudam os limites; derramarei, pois, o meu furor sobre eles como água. Efraim está oprimido e quebrantado no juízo, porque quis andar após o mandamento dos homens.
Oséias 5:10-11
Se forem destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?

Salmos 11:3

Em 1863-64, Tiago White cumpre a profecia em Oseias 5 removendo o primeiro marco dos fundamentos de nossa fe'-2520. Junto com Urias Smith, produzem uma novo diagrama e publicam um artigo rejeitando a validade dos 7 tempo de Lv 26. Interessante que o argumento maior foi a raiz hebraica da palavra. Talvez ele tenha, por um momento, esquecido do metodo usado por Miller e aprovado pelas escrituras no livro de Isaias:
A quem, pois, se ensinaria o conhecimento? E a quem se daria a entender doutrina? Ao desmamado do leite, e ao arrancado dos seios? Porque é mandamento sobre mandamento, mandamento sobre mandamento, regra sobre regra, regra sobre regra, um pouco aqui, um pouco ali. Isaías 28:9-10Acredito que o mesmo pecado que Moises cometeu ao ferir a Rocha (fundamentos de nossa fe) se repetiu na vida de Tiago White.
Numa visão que tive em Bordoville, Vermont, em 10 de Dezembro de 1871, foi-me mostrado que a posição de meu marido tem sido bem difícil. Uma pressão de responsabilidade e trabalho tem pesado sobre ele. Seus irmãos no ministério não têm tido de levar estas responsabilidades, e não têm apreciado seus esforços. A pressão constante sobre ele o tem sobrecarregado mental e fisicamente. Foi-me mostrado que sua relação com o povo de Deus era semelhante em alguns respeitos à de Moisés com Israel. – T3 85.1

The warning has come: Nothing is to be allowed to come in that will disturb the foundation of the faith upon which we have been building ever since the message came in 1842, 1843, and 1844. I was in this message, and ever since I have been standing before the world, true to the light that God has given us. We do not propose to take our feet off the platform on which they were placed as day by day we sought the Lord with earnest prayer, seeking for light. Do you think that I could give up the light that God has given me? It is to be as the Rock of Ages. It has been guiding me ever since it was given. Brethren and sisters, God lives and reigns and works today. His hand is on the wheel, and in his providence he is turning the wheel in accordance with his own will. Let not men fasten themselves to documents, saying what they will do, and what they will not do. Let them fasten themselves to the Lord God of heaven. Then the light of heaven will shine into the soul-temple, and we shall see the salvation of God. – {RH April 14, 1903 Par. 35}




O texto abaixo refere-se a curiosas cartas logo apos dos anos 63-64. Nao facamos mal juizo de nosso irmao Tiago que morreu selado na fe do terceiro Anjo, mas vejamos a situacao dificil que segue-se a esse episodio na historia da igreja.



Devido à sua proximidade especial com Lucinda, Ellen White desabafou para a amiga algumas questões familiares, numa série de quatro cartas escritas entre 10 e 17 de Maio de 1876. Considerando as circunstâncias com as quais se esforçava para conviver na época, era muito humano que Ellen White fizesse isso.
Qualquer pessoa que tenha lidado com vítimas de derrame pode identificar-se com Ellen White quando ela escreveu: “Não perdi o amor por meu esposo, mas não consigo explicar as coisas”. — Carta 67, 1876. Uma semana antes, ela escrevera: “Não posso deixar de ter apreensão quanto ao perigo do humor instável de Tiago”. — Carta 64, 1876. Para a esposa e os associados, foi muito difícil entender a mudança de personalidade revelada por Tiago White nos anos após 1865, durante os quais sofreu vários derrames.


Querida Irmã Lucinda:

Não posso deixar de ter apreensão quanto ao perigo do humor instável de Tiago, seus fortes sentimentos, suas censuras, sua maneira de me ver à luz de suas idéias, falando-me francamente de estar eu sendo conduzida por um espírito errado, dizendo que lhe restrinjo a liberdade, etc. Não é fácil passar por cima de tudo isso e colocar-me voluntariamente na posição em que ele seja um estorvo no meu caminho e eu no dele...

Grande parte da utilidade da minha vida se perdeu. Se Tiago se houvesse retratado, seria diferente. Ele disse que não devemos procurar controlar um ao outro. Não reconheço tê-lo feito, mas ele sim, e muito mais. Nunca me senti como agora, acerca desse assunto. Não posso ter confiança no discernimento de Tiago com referência ao meu dever...

Creio que meu esposo não deseja realmente a minha companhia. Ele se alegraria se eu estivesse presente às reuniões campais, mas tem algumas idéias a meu respeito, como já as expressou livremente, de que não me sinto feliz na sua companhia, e nunca poderei, enquanto ele não encarar a questão de modo inteiramente diferente. Ele põe a culpa de boa parte de sua infelicidade sobre mim, quando ele mesmo a produziu por sua falta de autocontrole. Essas coisas existem, e não posso viver em harmonia com ele até que ele veja as coisas de maneira diferente. Não posso ser e não serei uma entrevada como tenho sido...

Ele desaprova os esboços em Signs. Deveria parar exatamente aqui. Ele só menciona uma coisa, a inclusão do nome de [Israel] Dammon. Acho que ele ficaria satisfeito se me pudesse controlar por completo, alma e corpo, mas isso ele não pode. Às vezes, acho que ele não é realmente um homem equilibrado, mas não sei...

“Quanto à sua vinda para Kansas, não me sinto nem um pouco ansioso. A julgar pelo que concluo dessa última página, acho que podemos trabalhar melhor separados do que juntos, até que você abandone seus contínuos esforços em me condenar. Quando tiver uma mensagem do Senhor para mim, espero estar onde eu estremeça diante de Sua palavra. Mas, fora isso, deve permitir que eu seja igual a você, ou então é melhor trabalharmos sozinhos... “Não continue ansiosa quanto ao fato de eu me deter em questões desagradáveis. Tenho-as no coração. Enquanto eu permanecer no palco da ação, usarei a velha e boa cabeça que Deus me deu, até que Ele revele que estou errado. Sua cabeça não se encaixa nos meus ombros. Conserve-a no devido lugar, e eu procurarei honrar a Deus usando a minha. Ficarei contente com suas notícias, mas não perca seu precioso tempo e forças repreendendo-me em questão de meras opiniões.”

Não perdi o amor por meu esposo, mas não consigo explicar as coisas.

As cartas estão publicadas no livro Filhas de Deus, que pode ser lido no site https://egwwritings.org/
Infelizmente o Patrimônio Literário de Ellen G. White só possui as cartas de Ellen para a amiga, as cartas de Lucinda para Ellen são desconhecidas.


Um comentário:

  1. Interessante que a sucessao de derrames ocorreu em 1865, um ano(um tempo) depois de Tiago e Urias rejeitarem os 2520 anos das tabuas de Habacuque.

    ResponderExcluir