''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

terça-feira, 5 de abril de 2011

Edificar, Reparar & Restaurar Os Fundamentos Perdidos 1

Texto na íntegra no ícone Artigos e Gráficos.


"E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar." Isaias 58:12.
"No trabalho da reforma, que hoje tem que ser levado adiante, precisa-se de homens como Esdras e Neemias que não diminuam nem justifiquem o valor do pecado, nem se encolham para defender a honra de Deus. Aqueles que carregam a carga deste trabalho, não ficam em paz quando se deparam com
coisas erradas, nem cobrem o mal com uma coberta de falsa santidade. Recordam que Deus não faz acepção de pessoas e que a severidade aos poucos pode provar misericórdia a muitos. Recordam também que aqueles que reprovam a maldade, revelam o Espírito de Cristo."
"No seu trabalho, Esdras e Neemias se humilharam diante de Deus, confessando seus pecados e os pecados do seu povo, clamando perdão como se eles fossem os ofensores. Neemias não era sacerdote, não era profeta, e não aspirava altos títulos. Ele foi um reformador chamado para um tempo importante. Sua meta foi colocar o povo em harmonia com Deus. Inspirado e com um grande propósito, ele usou toda sua energia na realização desse alvo. Ao enfrentar-se com a maldade e a oposição contra o justo, ele se posicionou firmemente, e com esta atitude, o povo sentiu-se encorajado e zeloso para o trabalho."
"O trabalho de restauração e reforma, exercido pelos que voltaram do exílio, guiados pela liderança de Zorobabel, Esdras e Neemias, representa uma imagem do trabalho de restauração espiritual que deverá ser levado a cabo nos últimos dias no desfecho da história desta terra. O povo remanescente de Deus
estará parado à frente do mundo como reformador, e terá que mostrar que a lei de Deus é o fundamento de cada reforma e que persista que o sábado do quarto mandamento é um memorial da Criação, uma lembrança constante do poder de Deus. Em linhas claramente definidas, devem apresentar a necessidade da obediência para todos os preceitos do Decálogo. Constrangidos pelo amor de Cristo, eles hão de cooperar edificando as antigas ruínas. Serão chamados reparadores de brecha e restauradores de veredas para morar." Conflict and Courage, 269

"Quando os fundamentos são destruídos, que pode fazer o justo?" Salmos 11:3

Isaias respondeesta pergunta:

"E os que de ti procederem edificarão as ruínas antigas; e tu levantarás os fundamentos de muitas gerações; e serás chamado reparador da brecha, e restaurador de veredas para morar." Isaias 58:12.

"Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas. Mas eles disseram: Não andaremos nele.
Também pus atalaias sobre vós dizendo: Estai atentos à voz da buzina. Mas disseram: Não escutaremos.
Portanto ouvi, vós, nações, e informa-te tu, ó congregação, do que se faz entre eles! Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei o mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos as minhas palavras; e quanto a minha lei, rejeitaram-na." Jeremias 6:16-19

Disse também Jeremias que:
"Contudo o meu povo tem se esquecido de mim, queimando incenso a deuses falsos; fizeram-se tropeçar nos seus caminhos, e nas veredas antigas, para que andassem por atalhos não aplainados". Jeremias 18:15

Hoje as veredas antigas do adventismo estão virtualmente desconhecidas. Ainda a "restauração das veredas para morar" é identificada como uma parte do trabalho que vai ser feito por povo de Deus no tempo do fim. Mas o trabalho de restaurar as veredas antigas acontece com a resistência daqueles
adventistas que clamaram, "não andaremos nele", e quando a sentinela tocar a trombeta, identificando as veredas antigas como caminhos seguros, eles clamarão "Não escutaremos". Obviamente a restauração das veredas antigas, é parte da sacudidura do adventismo, que vem antes da purificação causada pela lei dominical. Como "Laodicenses", agora é o tempo de clamar como clamou Davi:
"Faze-me saber os teus caminhos, Senhor; ensina-me as tuas veredas. Guia-me na tua verdade, e ensina-me; pois tu és o Deus da minha salvação; por ti espero o dia todo. Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam o seu pacto e os seus testemunhos." Sl 25:4,5,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário