''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Que método de estudo usar?


 

Aqueles que estão unidos na proclamação da terceira mensagem angelica estão pesquisando as escrituras sobre o mesmo plano que o Pai Miller adotou. No pequeno livro intitulado Visões das Profecias e Cronologias Proféticas, Pai Miller dá as seguintes, simples, mas inteligentes e importantes regras para estudo da Bíblia e sua interpretação:
            ' 1. Cada palavra deve ter sua correta conexão no tópico apresentado na Bíblia; 2. Toda escritura é necessária, e deve ser entendida por diligente estudo e aplicação; 3. Nada revelado na escritura será escondido daqueles que pedem com fé e determinação; 4. Para entender doutrina, traga toda a escritura junta no contexto que você deseja saber. Então, deixe cada palavra ter sua própria influencia; e se você puder formar sua teoria sem nenhuma contradição você não estará em erro; 5. A Escritura tem que se explicar por si própria, a qual é uma regra em si mesma. Se eu dependo de um professor para me explicar, e ele tentar adivinhar seu significado ou desejar colocá-lo de acordo com seu credo ou seita, ou ainda tentar ser sábio, então sua predição, desejo, crença ou sabedoria é a minha regra, e não a da Bíblia.
            “Acima temos uma porção destas regras, e em nosso estudo da Bíblia todos deveríamos dar ouvidos a estes princípios apresentados.”
            “Fé genuína é fundada sobre as Escrituras; mas Satanás usa vários meios para destorcer as Escrituras e trazê-la para o erro, esse grande cuidado é necessário para você saber o que eles realmente ensinam. É um dos grandes enganos deste tempo delongar-se muito sobre sentimentalismo e reivindicar honestidade, enquanto ignoram-se às claras afirmações da Palavra de Deus, quando a Palavra não coincide com o sentimento. Muitos não têm nenhuma fundação para sua fé mas somente emoção. Sua religião consiste em excitação, e quando isso cessa, sua fé some. Sentimentalismo pode ser palha, mas a palavra de Deus é trigo. E "o quê" diz o profeta, "que tem a palha com o trigo?"
            “Ninguém será condenado por não ter dado atenção a luz e conhecimento que eles nunca tiveram, e que eles não poderiam obter. Mas muitos se recusam a obedecer a verdade que lhes é apresentada pelos embaixadores de Cristo, porque querem estar em conformidade com o padrão do mundo; e a verdade que atingiu-lhes o entendimento, a luz que brilhou na alma, vai condená-los no Julgamento. Nestes últimos dias temos luz acumulada que tem brilhado por todas as gerações, e nós seremos proporcionalmente responsáveis. O caminho da santidade não está nivelado com o mundo é um caminho superior. Se caminharmos neste sentido, se corrermos no caminho dos mandamentos do Senhor, veremos que 'a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito.'” Review Herald, 25 de novembro de 1884 par.27

Nenhum comentário:

Postar um comentário