''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

quinta-feira, 23 de maio de 2013





A Mensagem da Saúde na Perspectiva Profética

 

Muitos de nós hoje, como adventistas, não conseguimos contextualizar a importância da mensagem de saúde no âmbito do estudo das mensagens proféticas concedidas por intermédio do anjo de Deus aos nossos pioneiros. O Espírito de Profecia afirma que a Guilherme Miller foi dado o entendimento de temas proféticos antes obscuros:

 “Eu vi que Deus enviou seu anjo para mover o coração de um fazendeiro que não acreditava na Bíblia, e guiou-o a pesquisar as profecias. Anjos de Deus repetidamente visitaram aquele escolhido, e guiaram sua mente, e abriram seu entendimento às profecias que haviam estado obscuras outrora pelo povo de Deus. (Spiritual Gifts vol. 1 p. 128.1)

 

O estudo aprofundado das profecias bíblicas nos faz ver a Bíblia com outros olhos. Ao colocarmos esforço diligente comparando e estudando as Escrituras, “um pouco aqui, um pouco ali” (Isa 28:10), percebemos que o Espírito Santo nos mostra mais e mais luz a medida que avançamos. Confesso que é um verdadeiro desafio, precisamos colocar MUITO esforço, pois um estudo aprofundado demanda muito do nosso tempo, e tempo hoje é mais valioso do que uma pérola rara. Mas Deus nos abençoa.

 

Há pouco tempo atrás, preparei um sermão comparando o significado espiritual do leite com o mel. Em Hb 5:12-14 a Bíblia mostra que o leite é para quem ainda necessita dos primeiros rudimentos da Palavra de Deus, mas o alimento sólido é para quem tem os sentidos exercitados, para quem põe esforço, quem compara e estuda um pouco aqui, um pouco ali (Isa 28:9-10). O mais interessante é que Jesus comia manteiga e mel (Isa 7:14-15). Hoje eu entendo essa passagem. Manteiga é o leite batido, mexido (Pv 30:33), Jesus aprendeu os rudimentos (o leite) com sua mãe e estudava as Escrituras um pouco aqui um pouco ali. Mas Ele também comia mel, e o mel representa o conhecimento, o livrinho de Daniel (Pv 24:13-14; 1 Sam 14:27; Eze 2:9-10 e Eze 3:1-3; Ap 10:8-10). Ou seja, o livro de Daniel  fazia parte do cardápio de Jesus! 

 

Penso que não estaria exagerando ao dizer que o estudo da profecia nos alerta para a urgência de transformar nosso caráter a semelhança de Jesus. Isso é confirmado em 2 Pe 1:19, que diz que a palavra dos profetas é como uma luz que ilumina, até a estrela da alva aparecer em nossos corações. Em Ap 22:16 vemos que a estrela da alva (da manhã) é Jesus. Ou seja, o propósito da profecia é fazer Cristo nascer em nosso coração. A Bíblia toda é uma grande profecia! Com isso, estou convencida de que todos os livros da Bíblia falam sobre profecia, não consigo pensar que só Apocalipse e Daniel são livros proféticos. Vejam os profetas menores que temos estudado neste trimestre na Escola Sabatina, tudo que eles falam se aplica para nós hoje, então é profético! A Sra. White diz que os profetas falaram mais para os nossos dias do que para os dias deles (Mensagens Escolhidas, v.3, p.338- par. 1).

 

Sabemos que a Sra. White afirma que a reforma da saúde é o braço direito da mensagem do terceiro anjo. Conselhos Sobre Saúde, 434 (1900). {CEv 131.3} Ou seja, não é a mensagem principal, é o braço.

“Mas conquanto a obra de saúde tenha o seu lugar na proclamação da mensagem do terceiro anjo, seus advogados não devem de maneira nenhuma procurar que ela tome o lugar da mensagem.” Testimonies for the Church 6:327 (1900). {CRA 73.3}

 

Qual é a mensagem principal? O Espírito de Profecia nos diz que é a terceira mensagem angélica. Penso que as 3 mensagens angélicas representam um teste para o povo de Deus baseado em 3 etapas e que tem se repetido ao longo da história. As 3 etapas seriam: convencer do pecado (1a mensagem), da justiça (2a) e do juízo (3a). Essas mensagens estão contidas explicitamente no livro de Apocalipse (Ap 14:7-9), mas também se encontram no livro de Daniel. Foram proclamadas na época de Cristo, de Guilherme Miller, e estão sendo também proclamadas nos nossos dias. A mensagem de Cristo, João Batista e dos discípulos era a mesma: “arrependei-vos pois é chegado o reino dos céus” (Mt 3:2). O tempo probatório estava chegando. Essa mensagem é revelada em Dan 9:24, ou seja, as 70 semanas estavam acabando. Era uma mensagem de advertência, o povo judeu tinha tido mais uma chance (490 anos) e agora o tempo probatório estava acabando. No apedrejamento de Estêvão a porta da graça se fecha para os judeus como povo e o evangelho vai aos gentios. Na época dos Milleritas a mensagem revelada (de advertência) foi Dan 8:14. Arrependimento, fechamento da porta da graça em 1844, o desapontamento e Cristo entrando no lugar Santíssimo iniciando o julgamento dos mortos. Para nós hoje são os seis últimos versos de Dan 11 que falam a mesma coisa: o fechamento da porta da graça.

 

Portanto, não só Apocalipse, mas também o livro de Daniel contém as 3 mensagens angélicas. Aliás, tenho aprendido que em vários outros lugares na Bíblia podemos contemplar essas mensagens. Por isso, a Sra. White fala tanto sobre a importância de estudar Apocalipse e Daniel. Vejam abaixo algumas citações:

“Há necessidade de mais íntimo estudo da Palavra de Deus; especialmente devem Daniel e Apocalipse merecer a atenção como nunca antes na história de nossa obra...

A luz que Daniel recebeu de Deus foi dada especialmente para estes últimos dias. As visões que ele viu às margens do Ulai (cap. 8-9) e do Hidéquel (cap. 10), os grandes rios de Sinear, estão agora em processo de cumprimento, e logo ocorrerão todos os acontecimentos preditos...

Quando os livros de Daniel e Apocalipse forem bem compreendidos, terão os crentes uma experiência religiosa inteiramente diferente. Ser-lhes-ão dados tais vislumbres das portas abertas do Céu que o coração e a mente se impressionarão com o caráter que todos devem desenvolver a fim de alcançar a bem-aventurança que deve ser a recompensa dos puros de coração.” (Testemunhos para Ministros e Obreiros Evangélicos p. 112-114)

 

Na citação abaixo a Sra. White confirma que as profecias de Daniel estão relacionadas com as 3 mensagens angélicas:

 

“Depois de se haverem pronunciado os sete trovões, vem a instrução a João, assim como a Daniel, a respeito do livrinho: “Guarda em segredo as coisas que os sete trovões falaram.” Apocalipse 10:4. ... João vê o livrinho aberto. ... Então as profecias de Daniel têm seu devido lugar na primeira, segunda e terceira mensagens angélicas a serem dadas ao mundo. A abertura do livrinho foi a mensagem relacionada com o tempo. Os livros de Daniel e Apocalipse são um”. {CT 380.3}

 

De acordo com a Sra. White, os anjos que proclamam essas mensagens somos nós, servos de Deus, que queremos fazer parte do remanescente:

 

“Esta advertência, temo-la em Apocalipse 14 (3 mensagens angélicas). Apresenta-se-nos ali uma tríplice mensagem como sendo proclamada por seres celestiais, e imediatamente seguida pela vinda do Filho do homem para recolher a colheita da Terra...  Apocalipse 14:6, 7. {GC 311.4}

Declara-se que esta mensagem é parte integrante do “evangelho eterno.” (v.6) A obra de pregar o evangelho não foi cometida aos anjos, mas confiada aos homens. Santos anjos têm sido empregados na direção desta obra; têm eles a seu cargo os grandes movimentos para a salvação dos homens; mas a proclamação do evangelho propriamente dita é efetuada pelos servos de Cristo sobre a Terra. {GC 312.1}”.

 

Ou seja, nós, que queremos fazer parte do remanescente, proclamaremos as 3 mensagens angélicas que fazem parte do evangelho eterno, onde o livro de Daniel tem o seu lugar. Para proclamar a 3a mensagem, a 1a e a 2a tem também que ser proclamadas.  Como a mensagem da saúde é o braço direito da mensagem do terceiro anjo, podemos então ver que ela vai ajudar e dar poder a mensagem do terceiro anjo, porém não será a mensagem principal.

 

Por fim,  penso que o ministério principal, pelo qual Cristo se preparou por quase trinta anos estudando as escrituras, era pregar “arrependei-vos pois é chegado o reino de Deus” (Dn 9:24). As curas que Jesus fazia (a mensagem de saúde usada por Ele) representavam o braço direito da principal mensagem que Ele estava pregando, que era: a porta da graça está se fechando, o período probatório acabando para os judeus como povo. Assim é a mensagem de saúde para nós hoje, e também será antes e durante o decreto dominical. A Sra. White fala que João Batista é o segundo Elias e um representante daqueles que estariam vivendo nos últimos dias. O anjo Gabriel instruiu seus pais na reforma da saúde e ele tinha um dieta puramente vegetariana.  Assim como ele preparou o caminho para Jesus, nós, como o terceiro Elias, temos também essa missão: anunciar a segunda vinda  proclamando as 3 mensagens angélicas. {CSa 72.2}

 

As cenas relacionadas com a obra do homem do pecado são os últimos aspectos claramente revelados na história terrestre. O povo tem agora uma mensagem especial para dar ao mundo — a terceira mensagem angélica. Aqueles que em sua experiência examinaram o fundamento, e desempenharam uma parte na proclamação da primeira, segunda e terceira mensagens angélicas, não estão tão susceptíveis a ser induzidos a falsos caminhos como os que não tiveram conhecimento experimental do povo de Deus. ... {ME2 102.1}

 

Que Deus nos guie e ilumine. Sigamos buscando a sabedoria que vem do alto, e que esse conhecimento seja uma experiência viva em nossas vidas.

 

 

Profa. Dra. Laura Difini Leite

Departamento de Ciências Fisiológicas

Centro de Ciências Biológicas

Universidade Federal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

Postar um comentário