''Assim diz o Senhor: Ponde-vos nos caminhos, e vede, e perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho, e andai por ele; e achareis descanso para as vossas almas...'' Jr 6:16

quinta-feira, 23 de maio de 2013






O Princípio da Corrente da Verdade (“The Commencement to the Chain of Truth”)

 

Autor: Thabo  Mtetwa

Tradução: Laura Difini Leite

 

 

Introdução

 

Muitos no Adventismo não consideram a experiência passada do povo de Deus. Quando lembram de sua história, dos primeiros conflitos das igrejas e do desapontamento que eles experimentaram em 1844, eles se sentem envergonhados. Parece estar em voga e ser moderno menosprezar a experiência daqueles que Deus usou no início da obra e interpretar falsamente seus escritos e as passagens das escrituras. Mas Deus guiou esses homens e mulheres numa experiência verdadeira, e a eles foram comissionadas verdades cujas profundidades estão sendo vagamente compreendidas hoje. Um desses pontos é o princípio da corrente da verdade dada a Guilherme Miller. Nesse princípio, pode ser visto as três mensagens angélicas e as fases da experiência cristã pela qual todos precisam passar se quiserem ser salvos.

 

O Princípio da Corrente da Verdade

 

O Espírito de Profecia afirma que a Guilherme Miller foi dado o princípio da corrente da verdade:

“Eu vi que Deus enviou seu anjo para mover o coração de um fazendeiro que não acreditava na Bíblia, e guiou-o a pesquisar as profecias. Anjos de Deus repetidamente visitaram aquele escolhido, e guiaram sua mente, e abriram seu entendimento às profecias que haviam estado obscuras outrora pelo povo de Deus. O princípio da corrente da verdade foi dado a ele, e ele foi levado a pesquisar tópico sobre tópico, até que ele olhasse a Palavra de Deus com encanto e admiração. Ele viu lá uma perfeita corrente da verdade. Aquela Palavra, que ele tinha considerado como não inspirada, agora abria-se ante seus olhos com beleza e glória. Ele viu que uma porção das escrituras explicava a outra, e quando uma porção estava obscurecida ao seu entendimento, ele encontrava em outra porção da Palavra sua explicação. Ele considerou a palavra sagrada de Deus com alegria, e com o mais profundo respeito e reverência”. (Spiritual Gifts vol. 1 pg. 128.1)

 

Guilherme Miller nos diz que princípios ele recebeu:   

“Através de um estudo avançado das Escrituras, eu concluí que os sete tempos da supremacia dos gentios deveriam começar quando os judeus cessassem de ser uma nação independente na captura de Manassés, que os melhores cronologistas atribuem em 677 A.C.; que o início dos 2300 dias começam com as setenta semanas, que os melhores cronologistas datam em 457 A.C.; e que os 1335 dias, começando com a retirada do “contínuo” (diário) e com o estabelecimento da abominação desoladora, Dan 12:11, seriam datados a partir do estabelecimento da supremacia papal, após a retirada das abominações pagãs, e que, de acordo com os melhores historiadores que eu pude consultar, deveria datar por volta de 508 D.C. Computando todos esses períodos proféticos, a partir das várias datas atribuídas pelos melhores cronologistas para os eventos que elas evidentemente deveriam ser computadas, todas terminariam juntas, por volta de 1843 A.D....”(1845 WiM, WMAD 11.2).

 

O princípio da corrente da verdade consiste de três componentes: 677 A.C., que é o ponto inicial para os 2520 anos para o reino do sul de Judá; 457 A.C., que é o ponto inicial para a profecia dos 2300 anos; e 508 D.C., que é o ponto inicial para a remoção do Contínuo. Esses princípios são datas que apontam para os eventos que marcam o começo de profecias de tempo importantes e de grande fundamento. Essas profecias de tempo podem estar no passado, mas as verdades que elas representam no tipo e na maneira paralela, são verdades presentes para o fim dos tempos.

 

A Experiência das Três Mensagens Angélicas

 

Cristo disse o seguinte sobre a obra do Espírito Santo:

“E quando ele vier, convencerá o mundo do  pecado, da justiça e do juízo”.

O Espírito Santo era para guiar os discípulos e toda a geração vindoura de crentes a toda a verdade. Sua tripla incumbência é convencer do pecado, da justiça e do juízo. Essas três coisas representam a experiência das três mensagens angélicas. A primeira mensagem angélica pede para que os homens “temam a Deus e dê-lhe glória porque é vinda a hora do seu juízo...”(Ap 14:6-7). A primeira mensagem angélica traz uma temerosa convicção do pecado a medida que o pecador vê os juízos traçados contra aqueles que continuam em pecado e se deparam com o fato que, em sua condição atual, não estão prontos a suportar o juízo.

 

A segunda mensagem angélica é um chamado para sair da Babilônia. Na experiência do segundo anjo, o crente manifesta justiça saindo de Babilônia e caminhando na verdade pela fé. Babilônia, no fim do mundo, consiste de três partes: catolicismo, protestantismo apostatado e espiritualismo. Mas é também a incorporação do pecado, doutrina falsa, culto falso, orgulho e exaltação própria. Orgulho e o desejo de exaltação própria são os princípios que atuaram na rebelião de Lúcifer: “Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações!

E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte.

Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo.”Isa 14:12-14.

 

Exaltação própria é também o princípio atuando em seus seguidores (veja Romanos 6:16; 2 Pedro 2:19-20). E é a antítese do princípio que atua nos seguidores do amor abnegado encontrado em Cristo:

“De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,

Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus,

Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens;

E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz.” Filipenses 2:5-8

 

Portanto, a experiência de sair de Babilônia implica não só um afastamento dos ensinamentos e filosofias de Babilônia, mas a morte do eu e uma nova vida estimulada pelo princípio do amor abnegado de Cristo (João 12:24-26; Mateus 16:24).

 

As Três Mensagens Angélicas e o Princípio da Corrente da Verdade

 

As três mensagens angélicas não são simplesmente mensagens que devam ser espalhadas ao mundo, mas uma experiência que todos que querem ser salvos devem ter. Essa experiência é exemplificada nos princípios dados a Guilherme Miller que representam a “perfeita corrente da verdade”.

 

O primeiro princípio, 677 A.C., é o ponto de início para os 2520 anos de Judá. Os 2520 anos representam uma temerosa condenação do pecado, pois é um castigo por quebrar a aliança de Deus (Levitico 26:23-33). A condição da aliança era a obediência da lei de Deus (Exodo 19:5; Deuteronômio 7:9). O pecado é definido como a quebra da lei de Deus (1 João 3:4). E quando o povo de Deus pecou por desobedecer a sua lei (e portanto quebrar sua aliança), a condenação dos 2520 anos caíram sobre ele. Livramento dos 2520 também necessitava do reconhecimento e confissão do pecado (Levitico 26:40-42; Daniel 9:1-16). Então, 677 A.C. corresponde a primeira mensagem angélica cujo efeito é trazer uma temente convicção do pecado.

 

            O ano de 508 D.C. marca o ponto no qual o Contínuo, ou paganismo, foi retirado para dar lugar ao Papado. O princípio que está por trás do paganismo é aquele que está no centro de seu autor- exaltação própria. Isso é exemplificado nos reinados sob o domínio de Satanás em Daniel 8. O carneiro representando a Medo-Persa “se engrandecia”(verso 4). Grécia, que o segue, “se engrandecia sobremaneira”, e o chifre pequeno, representando Roma em ambas as suas formas pagã e papal, “se engrandeceu até contra o exército do céu” (versos 8-10).

 

            Desde a queda e a entrada do pecado o homem tem se submetido aos traços do caráter satânico (2 Pedro 2:19; Romanos 6:16). A exaltação própria em nós, que é o próprio caráter de Satanás, deverá ser removida, após nossa condição perdida e poluída pelo pecado. Precisamos passar por uma transformação de caráter na qual nós morremos para o eu e vivemos para Cristo. Devemos tirar nossas vestimentas de justiça própria e humildemente colocar as vestimentas de Sua justiça; e caminhar com Ele pela fé até sua vinda nas nuvens gloriosas. Essa experiência de justiça pela fé corresponde à remoção do Contínuo e à segunda mensagem angélica para sair de Babilônia.  

 

            O terceiro princípio, o ano de 457 A.C., marca o início da profecia dos 2300 anos, e os 2300 anos marcam o início do juízo investigativo. No típico Dia da Expiação, aqueles que não afligiam suas almas, não deixavam de lado os seus pecados, e não faziam paz com Deus, eram extirpados (Levítico 23:29). Assim será conosco. Deus entrará em juízo conosco para ver se temos nos purificados pela obediência da verdade e formado caráteres a semelhança divina. Para que possamos estar em pé no julgamento trazido a tona pelo terceiro anjo, teremos que ter tido uma experiência verdadeira nas duas primeiras mensagens angélicas.

 

Dessa forma, esse princípio (457 A.C.) corresponde à terceira mensagem angélica e à obra do Espírito Santo de convencer do juízo. Portanto, pode ser visto que os princípios dados a Guilherme Miller não são apenas profecias importantes; eles representam as três mensagens angélicas e a experiência dessas mensagens que todo o povo de Deus deve ter se quiser ser salvo.

 

Conclusão

 

            Já que esses princípios tipificam as três mensagens angélicas, a rejeição desses princípios é, na verdade, uma rejeição das três mensagens. Esses princípios se encontram nos diagramas de 1843 e 1850 que retratam as três mensagens angélicas: as mensagens que foram dadas de 1840 a 1844. Essas três mensagens não são apenas doutrinas, mas uma experiência. Aqueles que rejeitam essas mensagens estão colocando o fundamento de uma falsa experiência que vai finalmente levá-los a receber a marca da besta.

 

            A pena inspirada descreve estes princípios como a perfeita corrente da verdade significando que eles não podem ser separados.

Quando um elo da corrente é quebrado o objeto como um todo perde sua função  de cumprir seu propósito. Do mesmo modo as 2520, 2300,1290 e 1335 profecias são todas interligadas e não se pode rejeitar uma destas verdades sem destruir as outras.  

 

            As 3 mensagens angélicas são a plataforma da verdade sob a qual nós ,como povo de Deus, temos que ser edificados se quisermos permanecer firmes durante as tribulações dos últimos dias. As escrituras conectam aqueles que estão edificando      sob esta plataforma com aqueles que constroem sua casa sobre a rocha: A Rocha Eterna. Edificar a experiência religiosa de alguém sob qualquer outra coisa é um convite ao naufrágio e a ruína.(Mt 7:26-27).

Que cada alma considere com cuidado o tipo de fundação sobre a qual esta construindo.

 

 

1Você não pode entrar no céu com qualquer imperfeição ou deformidade de caráter, e você precisa estar preparado para o céu nesse período probatório. Se você quiser entrar na morada dos justos quando Cristo vier, você deve ter o Espírito operante de Deus, para que você tenha uma experiência individual, e ser completo Nele, que abunda no corpo da  divindade. Através do poder da justiça de Cristo, nós nos apartaremos de qualquer iniquidade. É necessário haver uma conecção viva da alma com seu Redentor. O canal de comunicação deve estar aberto continuamente entre o homem e seu Deus, para que a alma cresça em graça e conhecimento do Senhor...{BEcho, Fevereiro I, 1892 par.4}

 

2 Deus tem uma lei, e esta é a grande norma da justiça- “Todo aquele que sob a presunção da misericórdia de Deus pratica a iniquidade, será julgado segundo as suas obras. Deus vos adverte para que vos aparteis de toda a iniquidade. Tem-vos ordenado que resistais individualmente ao diabo, e não que o recebais como hóspede honrado. Chegou o tempo em que Jerusalém está sendo sondada como quem sonda com velas acesas. Deus está trabalhando na investigação do caráter, pesando o valor moral e pronunciando decisões sobre casos individuais. Pode não ser tarde demais para que os que pecaram sejam zelosos e se arrependam, “porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte”. Essa tristeza é de espécie enganosa. Nenhuma virtude tem em si. Não há o senso do caráter agravado do pecado, mas uma tristeza, um pesar de que o pecado tenha chegado ao conhecimento de outro, e assim não se faz nenhuma confissão, a não ser no reconhecimento das coisas assim reveladas e que não podem ser negadas. {TM 448.1}

 

3 Os pioneiros tinham a visão correta sobre o Contínuo- “Vi então em relação ao “contínuo” (Daniel 8:12), que a palavra “sacrifício” foi suprida pela sabedoria humana, e não pertence ao texto, e que o Senhor deu a visão correta àqueles a quem deu o clamor da hora do juízo. Quando houve união, antes de 1844, quase todos eram unânimes quanto à maneira correta de se entender o “contínuo”; mas na confusão desde 1844, outras opiniões têm sido abrigadas, seguindo-se trevas e confusão. O tempo não tem sido um teste desde 1844, e nunca mais o será. {PE 74.2}

Guilherme Miller sobre o Contínuo- “Eu continuei lendo, e não pude achar outro lugar onde ele (o Contínuo) era encontrado, a não ser em Daniel.  então, (com o auxílio da concordância) eu peguei aquelas palavras que estavam ligadas com ele, “tirado”, e tirarão o sacrifício contínuo”; “e desde o tempo em que o sacrifício contínuo for tirado”, etc. Eu continuei a ler, e pensei que não encontraria luz no texto; finalmente, cheguei em 2 Tes 2:7-8 “Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; e então será revelado o iníquo,” etc. E quando cheguei a esse texto, oh! Como a verdade parecia clara e gloriosa! Lá está! Lá está “o Contínuo! “Bem, o que Paulo queria dizer com “aquele que agora o retém”? O homem do pecado”, “o iníquo”, significa o papado. Bem, o que impede ou detém o papado de ser revelado? É o paganismo; bem, então “o Contínuo” deve ser o paganismo. Second Advent Manual, p. 66. {1872 JNA, S23D 34.1}

 

4Veja o artigo intitulado “Os Fundamentos do Adventismo do Sétimo Dia: http://pathofthejust.org/the-foundation-of-seventh-day-adventism/

 

5 “O aviso chegou: Nada deve perturbar o fundamento da fé sobre o qual temos construindo desde que a mensagem veio em 1842, 1843 e 1844. Eu estava nessa mensagem e desde então eu tenho estado perante o mundo, fiel à luz que Deus nos deu. Não nos propomos tirar os pés da plataforma em que foram colocados dia-a-dia, quando procurávamos o Senhor com fervorosa oração, buscando a luz. Você acha que eu poderia abandonar a luz que Deus me deu? Ela é como a Rocha Eterna. Ela tem me guiado desde que me foi dada. Irmão e irmãs, Deus vive, reina e opera hoje. Sua mão está sobre a roda, e em Sua providencia Ele está virando a roda conforme Sua própria vontade. Que nenhum homem se prenda à documentos que dizem o que devem fazer ou não. Que eles se fixem no Senhor Deus do céu. Então a luz do céu brilhará no templo da alma e nós veremos a salvação de Deus.” {The General Conference Bulletin, Abril 6, 1903 par. 35}

 

 

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